Nomes

Os nomes são fontes de nos identificarmos. Uns têm nomes curtos, outros nomes longos - Procure saber o nome completo de Dom Pedro 2º - e sim, nomes são geralmente palavras bonitas.
Ter um nome é a coisa mais útil. Quem não tem nome não é ninguém, mas quem tem pode ser quem quiser. Não há lógica alguma para colocar um nome em alguém, geralmente quem escolhe o nome de um indivído é o pai, ou a mãe.
As pessoas pensam em um nome ou escolhem uma referência. Por exemplo: O cara adora futebol, torce para o corinthians. Esse mesmo cara dá o nome pro filho dele de Neto, ou Marcelinho, ou Tévez, Ronaldo... Se espelha num jogador para dar o nome à criança, se for menino. A mãe ama novela, adora a Marieta Severo. Se for menina, Marieta seria o nome.
Os nomes podem ser herdados também. Outro exemplo: Um homem se chama Augusto. Esse cara tem um menininho, dá o nome de Augusto Filho. O Augusto filho dá o nome pro filho de Augusto Filho Neto, o neto tem um filho que chama Augusto Filho Neto Bisneto Soares. Soares porque a mulher quis colocar o sobrenome também. Daí o Augusto Bisneto tem filhos gêmeos, dois meninos. Um se chama Augusto Filho Neto Bisneto Tataraneto e o outo chama Augusto Filho Neto Bisneto Tataraneto Irmão...
Nome pode ser algo complicado para as pessoas pois há nomes que sofrem abreviações: Francisco = Chico; Romário = Mário; Fernando = Nando; José Fulano = Zé Fulano; Mariosvaldo = Osvaldo, ou Marinho. Então, nomes sofrem essas abreviações para facilitar e deixar um pouco mais elegante.
Há casais que tem dois nomes prontos. O pai quer Márcio e a mãe quer Marcos. O filho nasce e se chama Maurício. Porquê? Em desconcondância entre os dois, para não se divorciarem colocaram o nome de um primo próximo, que ambos acham bonito. Há casos do pai querer Rubens e a mãe querer Roberta, aí não tem briga pois se nascer menino é Rubens e se nascer menina é Roberta, se nascer gêmeos masculinos um é Rubens e outro Rubens Irmão (aí já volta o caso da hereditáriedade de nomes...)
O que todos têm mas não gostam são os apelidos. Cada apelido chato, como Lagarto, Paçoca, Mané, Pipi... Um apelido é pior que o outro. "Aah, aquele muleque tem um cabeção, vamo chamar ele de Potão!!!". Há apelidos que ofendem a gente, tal como "buceta". Uns interpretam de forma positiva, outros não. Apelidos como Goiaba, Bolinha, Maluco, Dinho, Rapariga são até que comuns, mas mesmo assim são feios e de mau gosto.
Nomes, então, são algos do cotidiano de todo mundo. Não só as pessoas têm nomes, os cachorros, os gatos, os pássaros, os objetos etc... Tudo tem nome, sem nome a gente não saberia dizer o que é, ou quem é. Eu penso que daqui pra frente as pessoas vão se cansar dos nomes casuais e vão começar a colocar nomes diferentes. Eu, pelomenos, me baseio nesse pensamento. Sabe... Eu ainda estou em dúvida se o meu filho vai se chamar Estrôncio ou Estânio. Se você estiver em dúvida para decidir o nome para o seu bebê pegue uma tabela periódica, nela têm vários nomes interessantes. Mas não se preocupe se o seu nome é feio, sempre vai haver alguém com um nome pior...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinto Pequeno

O Velho Sábio