A animação que nos faz refletir quanto a vida e a morte
Saiu dos cinemas há pouco tempo e, quando estreou, não houve grande alarde tal como aconteceu com o Pantera Negra. O filme a que me refiro não é sobre super-herói, ou nem mesmo baseado em algum best-seller, trata-se de uma animação produzida pela Disney e Pixar. O tema da trama? - A vida durante a morte.
O enredo de Viva - A Vida é uma Festa se baseia em uma crença popular mexicana, conhecida por "dia de los muertos", o famoso finados daqui do Brasil. Porém, por aqui o pessoal não é culturalmente fã da data, apenas aproveitam do feriado que a mesma proporciona. Já no México, o dia dos mortos é um feriado importantíssimo, há uma crença muito forte sobre a vida após a morte e as pessoas mortas são relembradas e ovacionadas pelos parentes ainda vivos, e a população lida com essa circunstancia com muita festança - como um verdadeiro ato de celebração da vida.
A dica dessa semana é nada mais nada menos que o ganhador do Óscar de melhor animação deste ano. Merecidamente, pois, possui uma trama extremamente original, um roteiro idealizador e inédito (muito surpreendente e não cai no cliché, repleto de recursos que prendem o espectador até o fim e o emociona), perfeição quanto a animação e sua qualidade, trilha sonora esplêndida e se desvincula da mesmice da Disney, com musicais repleto de boas cantorias, mas nem sempre grandes roteiros. É um filme que nos faz refletir sobre a morte e a vida, através do mito popular mexicano, que mostra possuir uma enorme filosofia pós-mortem.
Se ainda não assistiu a essa fantástica animação, não perca a oportunidade, pois esta é sem dúvida uma das maiores animações já feitas. A originalidade da obra supera todas as expectativas e faz refletir sobre o que realmente buscamos quanto vivos. É uma grande dica, portanto, aprecie dessa fantástica produção e comprove que pelo menos um óscar foi muito bem entregue este ano.
Comentários
Postar um comentário